segunda-feira, 22 de março de 2010

Fala Doutor! Esporotricose




Com esse artigo inauguramos a sessão "Fala Doutor", onde temos como convidados esses anjos que cuidam de nossos peludos, para nos dar dicas importantíssimas, essenciais para o bem estar deles.


A Ingrid Bager, médica veterinária, nos fala em seu artigo um pouco da esporotricose, uma zoonose que pode maltratar nossos peludos...

Esporotricose
"É uma micose subcutânea causada pelo fungo Sporothrix schenckii, pode causar doença no homem e diversas espécies animais como cão, gato, cavalo, suínos etc... Este fungo vive num solo rico em matéria orgânica, vegetação, cascas de árvore e em locais de clima quente e úmido. A forma mais frequente de contaminação é por arranhadura ou mordida de animais contaminados, fragmentos de vegetais, ferramentas ou agulhas contaminadas com o fungo. As lesões ocorrem principalmente nos membros, cabeça e cauda e se caracterizam por nódulos ulcerados e crostas que drenam um líquido purulento, com zonas de necrose.
Nos animais de companhia, a esporotricose tem sido mais frequente em felinos devido a seus hábitos de esconderem-se em plantas, cavarem buracos, cobrirem seus dejetos com terra, marcarem território com as unhas em cascas de árvores e arranharem-se entre si em lutas ou brincadeiras.
Deve-se ressaltar que a esporotricose é uma doença grave devido ao seu potencial zoonótico (transmissão animal /homem), mas é tratável e pode-se conseguir excelentes resultados de cura principalmente se tiver um diagnóstico precoce feito por um Médico Veterinário. Como medida profilática é sempre importante indicar a castração dos animais, principalmente dos felinos (orquiectomia dos machos e ovariohisterectomia no caso das fêmeas) para diminuir às visitas as ruas e consequentemente brigas com outros animais.

Ingrid Bager
Médica Veterinária
Av. Rio Grande, 396
Cassino - Rio Grande
Fone: 3236.9160