Oportunamente teremos uma Veterinária convidada para falar sobre a castração de cães e gatos na Sessão "Fala Doutor", mas considerando a importância e a necessidade de falarmos sempre a respeito, publico aqui alguns cartazes encontrados pela Michele na internet.
Todas as pessoas que entram em contato conosco sabem que os animais serão castrados na idade certa, pelos benefícios que traz a saúde e bem-estar. Infecções uterinas, tumores de mama, são problemas que sugerem procedimentos cirurgicos, às vezes mais de um, então, porque não evitar a ocorrência desses males com uma cirurgia só? Tudo pelo bem-estar dos peludos. Claro que estamos evitando também que nasçam mais cães e gatos, que poderão ser vítimas de maus tratos, abandono ou tantos outros males, porque não há garantias de proprietários responsáveis.
Posso afirmar com toda a convicção que o investimento na esterilização do peludo vale o retorno! Hoje os pets vivem mais, então precisam sobretudo viver com qualidade.
É importante conversar sobre isso com o veterinário que acompanha o desenvolvimento do fofuxo.
Sobre os animais de rua, sem protetores ou proprietários, comunitário, não há o que discutir. A esterilização é imperativa:
- reduz a incidência de cães e gatos abandonados
- reduz a chance de cães e gatos machucados e a proliferação de doenças (esporotricose, bicheira, etc), consequencia da disputa pelas fêmeas no cio
- cães e gatos ficam mais fortes sem a ocorrência do cio
- entre outros benefícios que será a matéria do "Fala Doutor"
Uma ótima semana!!!!