terça-feira, 19 de abril de 2011

Rã virtual substitui sacrifício de animais de laboratório

 14/04/2011
Pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) desenvolveram um programa de computador que pode substituir o sacrifício de animais durante as aulas de fisiologia.
O programa pode substituir o uso de animais nas aulas  práticas de Fisiologia e Biofísica, ministradas nos cursos de  Medicina, Ciências Biológicas, Enfermagem e Educação Física. Os estudantes que usaram o simulador acertaram mais questões, enquanto o outro grupo teve mais dificuldades em responder às  questões cognitivas.

Rã virtual
O software educacional, chamado Fisioprat, simula o mesmo procedimento tradicionalmente feito em rãs durante as aulas, mas de forma interativa e lúdica e sem a necessidade de sacrificar o animal. Além disso, o simulador complementa o ensino fornecendo conteúdo adicional que melhora o aprendizado. "O objetivo foi justamente propor uma alternativa ao uso de animais sem que o ensino fosse prejudicado," explica o biólogo
Francisco Cubo Neto, que desenvolveu o simulador sob a orientação do professor Miguel Arcanjo Areas.
O software está em processo de patenteamento e, segundo o  biólogo, não existem no Brasil produtos semelhantes.

Sacrifício dos animais
Em geral, o uso de rãs ocorre nas aulas práticas para  avaliação dos reflexos medulares mediante estimulação química e mecânica. São conceitos importantes para a disciplina, passados a partir de uma aula teórica. Na sequência, no laboratório, os alunos visualizam como  ocorrem os reflexos com o animal intacto e, depois, repetem o mesmo experimento com o modelo animal com a medula lesionada. "A compreensão do conteúdo é fundamental e, até então, não existia outra forma de demonstrar o mecanismo a não ser utilizando o modelo animal. Por isso, o Fisioprat constitui mais uma opção,  além do que abarca todos os temas ensinados na aula", esclarece Miguel.
Simulação eficaz
Segundo ele, o programa tem como adicional, em relação às  aulas tradicionais, uma tela de exercícios, que aparece em cada tópico com o objetivo de reforçar as explicações. Também foram incluídas resoluções de estudos de casos para que se avaliasse o nível de absorção do conteúdo por parte dos  alunos. Em cada uma das telas é dado um feedback para o aluno. Por fim, são feitas as incisões nas partes do animal por  meio de animação gráfica, com a vantagem de se poder repetir o  experimento por várias vezes para melhor fixação do conceito. "Quando a aula é feita no laboratório, existe a possibilidade de que algo possa dar errado. Por exemplo, a anestesia mal aplicada pode comprometer o experimento e o animal não responder aos estímulos ou morrer. Com isso, é preciso utilizar outro animal", esclarece.
Avaliação
O simulador foi testado com quatro turmas de cursos oferecidos pela Unicamp. Participaram estudantes de duas turmas de Biologia, uma de Medicina e outra de Enfermagem. Todos, num total de 127 estudantes, fizeram a aula teórica normalmente como ocorre no método convencional. Em seguida, os estudantes foram separados em dois grupos: um grupo realizou a aula prática tradicional, com o modelo animal, enquanto o outro realizou a aula prática com o Fisioprat. Para avaliar o nível de influência no aprendizado ao se
utilizar a nova metodologia, foi aplicado um questionário, ao final  da aula prática para os dois grupos.Os resultados apontaram que o Fisioprat cumpre seus objetivos, pois as notas mais altas foram observadas no grupo que utilizou o software. Ou seja, o grupo que usou o simulador acertou mais questões, enquanto o outro grupo teve mais dificuldades em responder às questões cognitivas. O biólogo acredita que o programa ainda pode ser melhorado. O mais importante, porém, é que a iniciativa abre caminho para que outras metodologias substituam o uso de animais nas aulas práticas.
Fonte: Inovação Tecnológica via ANDA
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