segunda-feira, 11 de abril de 2011

Entrevista no FM Café - 04/04/2011 - Parte Final

Foi apresentado pela Dra Vanilda o relatório das atividades do Canil Municipal no Segundo Semestre de 2010 entregue ao Ministério Público: 266 cães adultos e 306 filhotes de cães capturados em seis meses.. Registradas 346 mortes de causa natural de cães abrigados. Sua opinião de médica veterinária, é que o número registrado é altíssimo para atestar causa natural. Questões rondaram a mesa: como morreram e se foi realmente oferecido tratamento. O Fabiano pediu que fosse solicitado à Câmara dos Vereadores a apresentação dos atestados referente a cada morte registrada. O compromisso assumido por todos os presentes é em 30 dias voltarem com a pauta no programa para apresentação dos mesmos.

Comentário adicional para reflexão: 346 mortes naturais registradas gera um índice de quase 2 mortes por dia no período relacionado, considerando que se castram em média 4 animais por mês, isso dá 0,1 animal por dia. Que método mesmo que a Prefeitura está adotando para o controle populacional de cães em Rio Grande? Negligência é a primeira opção que me vem a cabeça. Falta de interesse em cumprir a Legislação a qual está submetida. A lei determina que somente cães que ofereçam riscos à população devam ser
recolhido, mas a prefeitura tem capturado indiscriminadamente, uma vez que há registro de 306 filhotes capturados, que por óbvio não oferecem perigo. E alguém ainda acredita que 266 cães adultos são ainda exemplos de cães que devem ser recolhidos ao Canil? Estudos da OMS mostram que cães errantes, completamente sem guardião, são os mais dóceis, ao contrário dos animais domiciliados ou semi-domiciliados (que tem casa, mas andam soltos nas ruas).

Luciane, diante dos argumentos apresentados, considerou que não era a pessoa indicada para estar participando do debate, por não ser a responsável pelo Canil e por isso, não ter conhecimento suficiente da situação. Foi quando eu, Milene, disse que não, já que ela estava sendo a porta-voz dos funcionários do Canil para colocar em votação na Câmara a Indicação 075/2011 que trata sobre esse assunto, que ela era sim a pessoa mais indicada.

Eduardo Pereira comentou que era importante aprendermos a viver em conjunto com os animais, romper paradigmas, a exemplo do que já evoluímos em relação aos humanos especiais, que antigamente era escondidos e privados de viver em sociedade.
Infelizmente o programa se encerra, mas com a promessa de nos encontrarmos em 30 dias para investigarmos a morte de 346 cães confinados no canil municipal no segundo semestre de 2010.