quinta-feira, 7 de abril de 2011

Artigo no Jornal Agora de hoje - Manifestação Pública

Os sete grupos de proteção animal manifestaram-se através do Artigo abaixo, assinado e entregue à Câmara Municipal do Rio Grande, esclarecendo a questão sobre a construção de um novo canil.

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=5&n=9943

À Câmara Municipal do Rio Grande

Manifestação dos grupos ligados à proteção animal em Rio Grande

Os presentes signatários deste documento gostariam de manifestar-se perante a comunidade a respeito da recente indicação 75/2011, aprovada em 30/03/2011, a qual determina à secretaria municipal competente a realização de estudos para construção de novas instalações do canil municipal.
As entidades ligadas à proteção animal, ao contrário do afirmado pela vereadora Luciane, não querem que seja criado um novo canil, pois o que já existe nos dá o exemplo do que não deve ser feito: depósito de animais, reforçando a ideia na população em geral de que estes podem ser descartados como coisas para que outros resolvam o problema por eles, nesse caso, o poder público.
Queremos que a Lei Estadual 13.193/2009 seja cumprida. Esta dispõe sobre o controle da reprodução de animais de rua, estabelecendo os procedimentos de identificação, esterilização e devolução à comunidade. Estabelece claramente a figura do "cão comunitário", que tem o direito de estar na rua até sua adoção, e paulatinamente, com a efetiva implantação dos programas de esterilização, os animais abandonados irão desaparecer das ruas. Queremos programas de educação da população para que esta não abandone, não maltrate e esterilize seus animais. Queremos que sejam feitas leis que proíbam o comércio de cães e gatos.
Desde longa data, temos comparecido na casa do povo, onde sempre fomos recebidos e ouvidos, expondo essas mesmas questões. Estamos decepcionados, porque apesar de tudo isto, "até o presente, nada do que pedimos foi realizado. E só pedimos o cumprimento da lei e das diretrizes da Organização Mundial da Saúde.
Portanto, nobres edis, quando forem legislar a esse respeito, por favor, lembrem: "não queremos depósitos de animais (canis)", queremos "programas de esterilização efetiva de animais domésticos (domiciliados ou não), campanhas de educação da população para a posse responsável e o respeito aos animais e legalização que desestimule o comércio de animais.
Grupo de Abolição do Especismo; Amigo Vira Lata; Argipa, Projeto Solidariedade com os Animais; SOS Animal, Vira Latas e Corações; Amigo Bicho e Cia.