domingo, 15 de maio de 2011

Manifestação contra venda de animais em Rio Grande

Milene Baldez, Kátia Moreira e Conceição Guimarães

Swami Fonseca, Milene Baldez, Antonio, Marcia Chaplin e um pequeno cãozinho comunitário!

Fábio do Paraleo 30 Furg FM, Marcia Chaplin, Milene e Antonio

Nos dias 14 e 15 de maio de 2011, no Centro Municipal de Eventos, ativistas pelos Direitos dos Animais estiveram presentes na Feira de Filhotes organizada por comerciantes de POA.
No local, cerca de 75 filhotes de diversas raças, disponíveis para a compra por valores entre R$ 200 e R$ 1200.
A Manifestação foi um movimento PRÓ-ADOÇÃO, tendo em vista, a problemática dos animais abandonados em Rio Grande, causada pela ausência de políticas públicas eficazes e éticas a fim de dar conta da superpopulação. Lembrando que, mesmo os animais sendo tutelados do Estado, o que por si só já tornaria legítima a atuação do governo municipal, existem leis que regulamentam a proteção aos animais, como a Lei Estadual 13.193/2009, mas continua ainda, por dois anos não sendo cumprida em Rio Grande.
Além disso, levamos outras mensagens ao movimento, como "animais não são produtos", dando uma oportunidade aos participantes de os verem sob nova perspectiva.
Como escreve Swami Fonseca, bióloga, acadêmica de Medicina Veterinária na UFPEL e ativista pelos Direitos dos Animais: "Repensar, questionar, perceber, aprender, mudar. Eis algumas possibilidades de revisarmos a visão do humano egocêntrica sobre os não-humanos de dominação, de extermínio. Habitamos o mesmo planeta, estamos inflingindo o maior biocídio da história, inclusive o nosso. Somos não apenas os autores responsáveis, mas também vítima. A grande transformação tem de partir do âmago humano, da nossa relação conosco mesmo. Só assim olharemos os não-humanos como o nosso próximo resplandescente de solidariedade, harmonia e acima e tudo de igualdade no direito a vida. Repense, ouse, transforme o seu mundo! Respeitando a vida dos outros, você estará também respeitando a sua. "
Outra questão polêmica, foi a distribuição de duzentos peixinhos de aquários para os duzentos primeiros visitantes. Lamentável.
Entidades representadas na manifestação: Amigo Vira-Lata, GAE RG, Amigo Bicho & Companhia e Vira-Latas e Corações.
Fotos: Felipe Cadaval

Material entregue aos visitantes