terça-feira, 2 de agosto de 2011

Prefeito de Porto Alegre x Prefeito de Rio Grande

Assista a matéria clicando no link abaixo:

http://mediacenter.clicrbs.com.br/rbstvrs-player/45/player/199321/bom-dia-rio-grande-bloco-2-2-8-2011/1/index.htm

Normalmente acompanho o Bom dia Rio Grande para ficar por dentro das notícias. Hoje ainda com um olho aberto e outro fechado (mais os dois ouvidos antenados), no despertar, assisti a reportagem que foi feita em POA, com a participação do Prefeito, Sr. Fortunatti. De um lado, uma protetora de animais questionando sobre a quem recorrer quando encontra animais nas ruas e de outro o Sr. Prefeito respondendo em alto e bom tom: recolher não é a solução, castração sim.
Ele comentou a respeito da quantidade de animais em POA e a impossibilidade de recolhimento por se tratar de maus tratos (campo de concentração, depósito de animais). Intitulou-se, juntamente com sua esposa, como "protetor dos animais", que de fato era como pessoa física, mas como Prefeito é redundante, uma vez, estando a frente do poder público, é o TUTOR LEGAL dos animais. Buenas, até dá para interpretar como uma hipérbole: "mesmo sendo o tutor pela força de lei, também sou de coração". A construção de políticas públicas relacionadas aos animais, está se configurando, na cidade de Porto Alegre, com base nas melhores práticas recomendadas pela OMS, OPAS e porque não falar que por nós também que estamos na luta todos os dias.
Reitera que além da castração, as políticas públicas também estarão voltadas para a educação da população para a guarda responsável. Ah, e na desapropriação de duas comunidades lá da Capital, houve o cuidado com os animais, promovendo a castração dos mesmos. Estamos às vésperas da desapropriação de uma área do Porto do Rio Grande e nem se falou nos animais. Por lá, o Prefeito Fortunatti já destinou orçamento para esse ano e o próximo, já está com duas unidades móveis castrando os animais nos bairros.
Na nossa cidade, representantes do Governo Municipal falam em alto e bom tom em captura dos animais errantes (mesmo contra a lei), em novo canil e ninguém vai ao ponto que é a castração dos animais.
Poderia me contentar com a máxima "cada um tem o Prefeito que merece", mas custo a crer que os animais mereçam tanto descaso de um município que tem o 4º PIB no Estado.