segunda-feira, 2 de maio de 2011

Experiência com o Canil Municipal, por Helena Missiunas

A pedidos, segue o relato da Helena Missiunas sobre uma de suas experiências com o Canil Municipal de Rio Grande:

"Fico pasma quando alguém fala, "liguei pro canil pra recolherem um cão", provavelmente essa pessoa é muito insensível ou não sabe o "que é o canil municipal". Desde a época do "canibalismo" lá (leia-se aqui: os cães comiam-se uns aos outros), eu me recusava a entrar, covardia minha sei disso, mas também uma maneira de proteção ao meu coração: "o que olhos não veem o coração não sente". Há um tempo atrás a pedido da minha filha fui lá, na época o Médico Veterinário responsável era uma pessoa de bem e fez questão de mostrar que as coisas estavam tranquilas. Entrei temerosa de ver algo que me chocasse, tudo tranquilo, poucos cães, mas como toda pessoa que tem compaixão pelos animais tem um dispositivo que é acionado quando algo não está bem, o meu disparou e olhei: num cantinho de uma das baias estava uma cadelinha muito magrinha e trêmula,com muito receio do que ia ver, cheguei perto e o que ví me deixou chocada. Ainda não sei o porquê, ou melhor, até sei, colocaram um lacre de plástico no pescocinho dela que, de tão apertado, entrou na carne e estava profundo. É claro que a pobrezinha ia morrer de inanição, como ela poderia comer ou beber agua com um lacre apertando seu pescoço???? Falei com o veterinário e ele prontamente chamou uns funcionários pra retirarem o lacre, coisa que teria que ser feito com sedativos, na minha interpretação, mas fizeram com um alicate, sob os gritos de dor da pobrezinha, a vítima. Só não me surpreendí nada quando um dos funcionários (o que fazia a captura usando aquela forca) falou: "Essa desgraçada tentou me morder quando peguei." Com certeza alí mesmo ele deu a sentença de morte pra ela usando aquele lacre. E essa é apenas uma das inúmeras histórias do Canil Municipal que se fossem contadas em um livro, deixaria Hitler com inveja. O meu consolo é que a Lei do Retorno existe e com certeza ela se encarregará destes seres que se dizem humanos. "