sexta-feira, 1 de outubro de 2010

Esterilização de cães e gatos

Como guardiã dos meus bichinhos que vivem lá em casa, um dos primeiros atos de amor que demonstrei a eles foi a esterilização. A medida do possível (exceção, aqueles que chegaram adultos), todos foram castrados antes do primeiro cio.
Continuo com essa regra também para os meus afilhados e o grupo que faço parte, o Vira-Latas e Corações, tem como um de seus pilares a promoção da esterilização, então dá para notar que é um assunto de extrema importância.
Ontem, dia 30/09/2010, foi o dia dos “tumores”. Foram três cadelas, que apresentarei posteriormente, recolhidas das ruas, sofrendo desse mal. Duas com tumor de sticker e uma um tumor de mama. Ambos possivelmente evitados através da esterilização.
Já foram encomendados artigos de veterinários locais explicando tecnicamente esses dois casos, a fim de esclarecer aos leitores do blog, através da seção "Fala Doutor!", mas fica o alerta: o tumor de sticker é contagioso através da relação sexual, então, caso o seu cãozinho macho costume viver solto na rua ou sair atrás de cadelas no cio, fique sabendo que ele corre um grande risco de se contaminar. É tratável com quimioterápico, mas o melhor mesmo é evitar. Não vou falar da fêmea no cio, porque preciso acreditar que as pessoas não soltam elas nessa situação, mas se por acaso, isso acontecer, também é um risco pra ela.
E os tumores de mama são quase que totalmente evitados quando a esterilização é feita antes do primeiro cio. Por que deixar para submeter a cadelinha a uma cirurgia quando ela estiver com uma idade avançada? Sim, porque os tumores precisam ser retirados, não há outro jeito.
Existem inúmeras vantagens em promover a esterilização do seu amiguinho.

Vamos voltar nesse assunto, mas não poderia deixar de escrever motivada pelas três garotas que estamos ajudando.