segunda-feira, 4 de outubro de 2010

Dia 4/10 - Dia de São Francisco de Assis


Quem puder assistir Irmão Sol, Irmã Lua: a história de São Francisco de Assis aqui é contada com o lirismo de Zeffirelli (Romeu e Julieta). O filme enfoca os primeiros anos da vida de Francisco, um mimado filho de aristocratas que parte para guerra animado e volta completamente transtornado. Ele então renuncia às riquezas da família e procura na comunhão com a natureza, traçar seu próprio destino, livre do apego às propriedades materiais. Irmão Sol, Irmã Lua mostra essa surpreendente, gratificante e significativa experiência, que transformou Francisco em santo e fundou uma doutrina, para conquistar a união espiritual com o mundo.

O "pobrezinho de Assis", como Francisco era chamado, foi uma criatura de paz e de bem, terno e amoroso. Amava os animais, as plantas e toda a natureza. Poeta, cantava o Sol, a Lua e as Estrelas. Sua alegria, sua simplicidade, sua ternura lhe granjearam estima e simpatia tais que fizeram dele um dos santos mais populares dos nossos dias. Ficou conhecido como o protetor dos animais e, em 1979, foi proclamado pelo Papa João Paulo II como o "Santo Patrono dos Ecologistas".

O maior ensinamento de Francisco de Assis foi a solidariedade.
"Oração de São Francisco:
Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz. Onde houver ódio, que eu leve o
amor, Onde houver ofensa , que eu leve o perdão, Onde houver discórdia, que eu
leve a união, Onde houver dúvida, que eu leve a fé, Onde houver erro, que eu
leve a verdade, Onde houver desespero, que eu leve a esperança, Onde houver
tristeza, que eu leve a alegria, Onde houver trevas, que eu leve a luz.
Ó Mestre, fazei que eu procure maisc onsolar que ser consolado; compreender que ser compreendido, amar, que ser amado. Pois é dando que se recebeé perdoando que se é perdoado e é morrendo que se nasce para a vida eterna..."