segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Depoimento... Esterilização de cães e gatos

Quando acompanho de perto histórias como a da Florzinha, Peludo, Toni, Punk, Linda, Tigrada e tantos outros que passam pela minha vida, mais confirma a minha determinação com relação a esterilização de cães e gatos.
Quando percebemos que chegamos num momento em que temos mais animais do que pessoas dispostas a protegê-los e que as péssimas consequencias dessa situação é apenas para os próprios animais, não consigo entender como existem pessoas ainda dispostas a colocar em cria aqueles cães e gatos que tem em casa. Mesmo sendo pessoas que cuidam muito bem, com responsabilidade, acompanhamento veterinário, que garantias elas tem que os filhotes terão o mesmo destino?
Ontem, no 3º Vira-Latas, fui procurada por uma pessoa que tem criação de rottweiller e pit bull. Na verdade, ela queria falar com a Veterinária responsável. Sim, temos uma responsável técnica e só através de um é que conseguimos o alvará da Prefeitura para a realização do evento. No momento, a veterinária não estava porque tinha ido dar carona para os filhotes, então perguntei do que se tratava. Ela queria consulta gratuita para ps bebês de 35 dias de pit bull e para uma das rottweiller que estava quase ganhando os filhotes. Ela me fez perguntas básicas sobre vermifugação e vacinação da criação que ela tem. Pedi que ela procurasse um veterinário para que ela cuidasse deles de maneira adequada, mas fiquei com um aperto no peito enorme pelos animais. E imaginando quem deles ou quais descentes deles estarão nos próximos eventos de adoção que iremos promover ou então vítimas de maus tratos, abandono, violência num futuro próximo. Não sou pessimista, sou realista. Se essa não fosse uma situação comum com grandes chances de acontecer, grupos como o V&C, Amigo Bicho, Amigo Vira-Lata, Bicharada da Furg, entre tantos, na nossa cidade, não existiria.
Escrevo, porque é importante as pessoas pensarem sob outra perspectiva. Era normal até um tempo atrás, agora não é mais, por isso precisamos mudar nossas idéias em relação ao assunto.