segunda-feira, 7 de maio de 2012

Manifestantes protestam em favor dos animais


Foto: Leandro Carvalho/Especial JA
Jornal Agora

Passeata percorreu o calçadão no sábado
Reivindicar o direito dos animais, em favor da vida e contra a violência. Esse foi o objetivo de uma passeata pacífica sobre os animais explorados em rodeios, realizada na Praça Dr. Pio, na manhã de sábado, 5. A manifestação, que percorreu o calçadão da cidade, reuniu dezenas de pessoas que seguravam cartazes e faixas com mensagens de protesto pelo modo violento que, principalmente, cavalos e bois, são tratados durante um rodeio.
"Nossa intenção é fazer um chamado à comunidade, que atentem aos maus tratos causados aos animais, fantasiados pelo discurso da tradição e da violência. Temos que ter a consciência que não apenas cães e gatos estão sofrendo atos violentos, mas também outras raças. Em eventos que tem como atração futboi e corrida de cães, é preciso saber o que acontece nos bastidores, quando os animais não estão sendo vistos pelo público", disse a bióloga Swami Feijó Fonseca.
De acordo com ela, é importante o envolvimento de toda a comunidade que é contra a exploração e maus tratos a esses animais, já que os mesmos não podem se defender. Há cerca de duas semanas, uma manifestação semelhante foi realizada na cidade de Pelotas, com o mesmo objetivo.
"Não existe uma fiscalização do Poder Público, que não levanta essa problemática. E não entendemos esse discurso que o rodeio é tradição gaúcha, já que ele teve origem nos Estados Unidos. Todos querem o título, mas ninguém se dá conta do que realmente isso representa aos animais. É preciso repensar as atitudes. Os próprios Direitos Internacionais já consideram que os animais são seres conscientes de si, mas as pessoas insistem em banalizar a violência, desrespeitando os limites", complementou Swami.

Por Anelize Kosinski
anelize@jornalagora.com.br