quinta-feira, 2 de junho de 2011

Prefeitura de Caxias do Sul castra e chipa animais de rua

Enquanto isso, em Rio Grande, a Vereadora Luciane Compiani, apresenta, com orgulho, em programa na Furg FM, o número de cerca de 40 castrações pelo município em 2010. "Jesus me abana".

Programa da Secretaria Municipal da Saúde de Caxias do Sul prevê a castração e a colocação de chips nos animais.

O vereador Mauro Pereira/ PMDB ocupou a tribuna na sessão representativa desta terça-feira (11), para comentar sobre o programa que trata da posse responsável de animais, lançado pela Secretaria Municipal da Saúde, na tarde de hoje. A iniciativa pretende reduzir as chances de transmissão de zoonoses
(doença animal), por meio da colocação de um chip na pele de cães e gatos.
Desde dezembro do ano passado, mensalmente, tem sido implantado 700 dispositivos do gênero nos animais que tenham proprietário.
O parlamentar elogiou a medida e alertou que os donos precisam ter responsabilidade sobre os animais que adotam. Além da chipagem, a secretaria também fará a castração dos bichos. Entre 2008 e 2010, o número médio de esterilizações mensais saltou de 400 para 700. Ano passado, foram castrados 5.479 caninos e 4.643 felinos.
Conforme Mauro, o maior mérito da iniciativa passa por compartilhar as responsabilidades, com relação ao cuidado animal. O vice-presidente da Casa lembrou que, pelo microchip, a secretaria terá maiores condições de localizar casos de maus-tratos a cães e gatos.
Para dar sequência ao programa, já existe um comitê instalado junto à Secretaria da Saúde, do qual a Câmara faz parte, ao lado do Ministério Público, de organizações não governamentais e outros órgãos.
Quem estiver interessado em castrar ou colocar o chip em seu animal pode entrar em contato com a Vigilância Ambiental do município.
O endereço: Rua Ernesto Alves, 1.922. Outras informações: Alô Caxias
(serviço de ouvidoria da prefeitura), pelo (54) 3218-6000.
11/01/2011 20:08
Assessoria de Comunicação
Câmara de Vereadores de Caxias do Sul
http://www.camaracaxias.rs.gov.br/site/?idConteudo=24&idNoticia=1873
NOTA: a castração e chipagem de animais de rua já é uma realidade na cidade de Caxias do Sul, na Serra Gaúcha, conforme informado pela protetora e amiga Rosita Rech.*