terça-feira, 7 de junho de 2011

Ações promovem a conscietização e o direito a informação

http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=12715

A Agenda 21 do Rio Grande, juntamente com a Comissão do Meio Ambiente da OAB/RS Subseção Rio Grande e grupos de defesa dos animais realizaram no último sábado na Praça Dr. Pio ações de conscientização, alusivas à Semana do Meio Ambiente.
A temática do evento neste ano foi “Informação Ambiental e Participação Cidadã”. No local, a OAB montou um tenda onde foram distribuídos folderes contendo os dispositivos legais que fundamentam o direito à informação ambiental, endereços e telefones de órgãos onde é possível buscar informações e realizar denúncias referentes a crimes ambientais.
Já a Agenda 21 acompanhou o movimento nacional de manifestação contrária a aprovação do novo código florestal brasileiro, repudiando a flexibilização do texto. Para os integrantes, a permissão da diminuição de áreas de preservação significa um grande risco ambiental.
No local, o grupo Amigo Bicho e Companhia colocou cartazes que informam que a pecuária é o principal fator de desmatamento da floresta amazônica, assim como a prática é responsável por 42% da emissão de gases do efeito estufa. Esse percentual sobe para 70% se for levado em conta o desmatamento e as queimadas. “Nossa intenção é mostrar às pessoas a conexão que há entre o consumo da carne e a destruição ambiental. Também somos contra o novo código florestal uma vez que esse prioriza o lucro ao equilíbrio ambiental”, afirma a médica veterinária Vanilda Pinto.

Agenda 21

O Fórum da Agenda 21 é formado pessoas da comunidade, tanto setor público quanto privado, que se reúnem na última quinta-feira de cada mês no Centro de Convívio Meninos do Mar (CCmar), a fim de discutir questões de interesse sócio-ambientais e ouvir as reivindicações da comunidade para elaboração de propostas de políticas públicas. Segundo a coordenação, as reuniões são abertas ao público e necessitam da participação de todos.

Por Melina Brum Cezar

melina@jornalagora.com.br