quinta-feira, 31 de março de 2011

Matéria no Diário Popular com opinião da Amigo Bicho & Cia a respeito do Canil

Clique na matéria para ampliar.

Reivindicações de ONG's?
Não tenho conhecimento quem em sã consciência, que proteja aos animais, reivindique uma coisa dessas.
As instalações ficaram pequenas para a demanda?
A demanda é relacionada aos seres vivos, os animais? E a Lei 13.193/2009 que fala a respeito do Cão Comunitário que o Município insiste em negar? Nega na castração, nega na educação, nega na garantia a liberdade. Mais uma comprovação de que Lei não existe pra nada. Por isso há negligência no executivo, legislativo e judiciário.
Mais salas para atendimento veterinário?
Hoje os animais poderiam ser tratados nas instalações que existem, se essa fosse a intenção da administração do canil municipal. Aliás, se não houvessem capturas, se houvesse controle populacional efetivo e ético, a população de cães e gatos estaria controlada, as instalações seriam suficientes. Se o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta estisse em pleno funcionamento, muitas coisas teriam evoluído. Pelo contrário, estão todos "parados" esperando a bênção do Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV. Onde que um Conselho, por favor, impede políticas públicas? No RS isso é verdadeiro. Em outros Estados, a situação é diferente. Problema do Conselho? Problema do Governo Municipal? A única certeza que tenho está relacionada às vítimas que são os cães e gatos.
Abriga 60 animais? Quantidade insuficiente em relação ao número de atendimentos?
Não acredito que sejam só 60 animais, existem mais que se amontoam nas celas. Atendimentos? Isso ratifica a posição do Município em contrariar a Lei 13.193/2009, pois quer continuar capturando e prendendo cães no canil. A Lei 13.193/2009, aquela mesma citada parágrafos acima, aquela, lembra, do cão comunitário. Eu tenho exemplos de animais que viviam bem nas ruas da cidade e que se terminaram lá no canil. Que atendimentos proporcionados a eles contribuiram pra isso? A rua, pelo visto, trata melhor.