sábado, 7 de janeiro de 2012

Experiência bem sucedida com o vilão da Esporotricose by Marla Afonso

Esporotricose não é brinquedo. Precisamos agir protegendo os gatos da contaminação. Esse fungo está na natureza e tem grande incidência de contágio nas pessoas que lidam com a terra (agricultores, jardineiros, etc) e entre os gatinhos, porque eles brigam disputando uma fêmea. Ao brigarem, se mordem ou se arranham e o fungo em contato com a área atingida se instala. Para evitar, a castração é a melhor indicação. Castrar é um ato de amor. Sobre esses dois anjos que estão cuidando do Mimoso, nossa, é um alento e aquece nossos Corações. Cada um pode fazer a sua parte nesse mundo, na proteção dos animais que são responsabilidade de todos. Parabéns!!!! (Milene)
Boa noite Milene.
Até que enfim consegui conhecer o blog de vocês, estão de parabéns.
Vou te contar uma historinha: Dia 13/12/2011 encontrei na rua Walter Ramos Lages (centro) um gatinho todo ensanguentado na orelha e narizinho, achei que um cachorro tinha pego ele e dado uma surra, pois já vi isso acontecer e impedi, é claro. O fato é que o pobrezinho estava vagando sem rumo, as pessoas que passavam nem olhavam para ele. Fui até a casa da minha mãe almoçar e o gatinho não me saia da cabeça, tanto que nem consegui almoçar direito, comi pouco, sentia que EU deveria fazer algo por ele, se não fosse EU, ninguém mais faria. Depois de 25 minutos de almoço fui ver onde ele estava, tinha uma moça abaixada perto de um carro, olhando para o gatinho ferido, louca de dó, igual a mim. Conversamos e resolvemos fazer uma parceria, ela foi até a casa dela, pegou um lençol, enrolou o gatinho e levamos ele numa veterinária que mora ao lado da minha casa, ela não estava disposta a atender pois estava doente, porém, quando viu do que se tratava, pediu que eu levasse o gatinho para minha casa e o mante-se longe dos meus outros 4 gatos, disse que ele deveria ficar isolado e que mais tarde ela passaria na minha casa para me dar instruções.
Bem, a noite chegou e então a veterinária veio até minha casa e explicou que o gatinho não havia sido pego por cachorro, disse que ele estava com uma doença muito grave, extremamente contagiosa, a tal da esporotricose. Juro que entrei em verdadeiro pânico, nunca tinha ouvido falar dessa doença, tive que tomar calmante e tudo, chorei feito louca, sabia que poderia estar colocando minha saúde em risco e dos meus outros gatos também, porém, em momento algum pensei em me desfazer dele, devolvê-lo ás ruas seria crueldade demais, eu estaria assinando o atestado de óbito dele e minha consciência nunca mais ficaria em paz.
A veterinária me indicou a medicação, os cuidados com mordidas e arranhaduras e tudo mais, disse que o tratamento é lento, cerca de dois meses, mas se feito de maneira correta ele tem toda a chance de sobreviver. Dei a ele o nome de " Mimoso", pois é assim que o vejo.
A menina que me ajudou a levá-lo na veterinária e trazê-lo até minha casa, ficou em dúvida quanto ao diagnóstico dado pela veterinária, até porque foi uma avaliação de no máximo três
minutos, a moça pediu permissão para enviar um outro veterinário para avaliar o " Mimoso" e , como nós duas fizemos uma parceria, nada mais justo do que dar o direito a ela de enviar um veterinário da confiança dela certo.
Segredo: Sabe quando tu bate o olho e já sabe o que o safado vai dizer? Pois é, confirmou que era esporotricose e sugeriu a eutanásia, por ser arriscado e o tratamento lento, ele disse: Talvez seja mais vantajoso, não vais te desgastar tanto, ele não vai sofrer mais.....etc e tal. Quando ele viu sangue no meu olhar ele desconversou e eu continuei no assunto e disse: eu jamais teria coragem de fazer isso, mesmo que a chance dele sobreviver seja mínima, eu vou tentar até o fim, não sou de desistir fácil. Ele ficou muito sem graça e disse que também não concordava com a eutanásia...que FDP!!!!!
Hoje faz 22 dias que o " Mimoso" está tomando Sporanox, eu comprei o genérico e a minha vizinha veterinária conseguiu o original. O Mimoso está se alimentando muito bem, faz cocô, xixi, é todo dengoso, muito fofo mesmo, pena que a aparência não é das melhores mas a minha fé e perseverança vai fazer com que ele fique curado e possa conviver com os outros 4 maninhos que ele nem sabe que tem. Vou te enviar uma foto quando pegamos ele e outra de como ele está após 22 dias de tratamento intensivo. Espero que as pessoas tenham compaixão de verdade, pois, pegar um gato lindo é muito fácil, quero ver quem tem a sensibilidade de salvar uma vida. Fica a dica para todos os seguidores do blog. Obrigado Milene, espero que seja postado para que todos saibam como é gratificante ver uma vida que não teria chance alguma se Deus não fizesse eu passar por aquela rua, hoje me sinto muito feliz por tê-lo pego, não me arrependo, faria tudo de novo, passaria mil vezes por aquela rua se preciso fosse. Então, esse é meu recado. Bjuss a todos.
Obs: as fotos estão de acordo com a data que pegamos ele e a evolução da cura.