segunda-feira, 28 de junho de 2010

Evento em Bagé!




Pessoal,
Viralatas e Corações e Ong Amigo Bicho & Companhia presentes no seminário realizado em Bagé no último sábado.
Palestrantes muito qualificados, cheios de experiências boas para compartilhar com projetos arrojados implementados e com ótimos resultados. Fiquei muito motivada, mesmo retirando a empolgação normal por ser o primeiro que participo, acredito que existem ações possíveis a serem feitas, efetivas, com resultados em curto e médio prazo, em benefício dos cães e gatos. Ações que dão certo (mesmo que já tenha ouvido falar, conhecer as pessoas dá outra dimensão) em outras cidades e que podem ser aplicadas em Rio Grande. Isso dá um alento ao coração, porque podemos ter no futuro uma vida melhor para os cães e gatos, não só para aqueles que cuidamos, mas para todos.
Idéias em destaque:
- meios para denunciar maus tratos: boletim de ocorrência, busca e apreensão (obter a guarda cautelar e em trinta dias depois a guarda definitiva através da ação principal) e a notícia crime. Além disso, devido a matéria, existe a possibilidade de denuncias sem provas materiais.
- esclarecimento sobre o direito de propriedade: ele não é absoluto e sim relativo, já que existem normatizações sobre esse direito. "Trocando em miúdos", mesmo eu sendo proprietária de um carro, por exemplo, não posso querer tirar os retrovisores dele, porque existe uma lei que proibe isso. Ou seja, mesmo eu sendo "proprietária" de um cãozinho, dentro da minha casa, estou sujeita às Leis e Normas, necessárias para garantir seu bem-estar.
- "alargamento moral", foi apontada como uma necessidade atual. Interessante!
- embasamento da teoria do Direito Animal: seres sensíveis dotados de valor inerente, visão biocêntrica, dignidade animal, animais como sujeitos jurídicos, direitos fundamentais alargados.
- experiência de sucesso com os projetos implementados em São Francisco do Sul (SC), interior de São Paulo, Almirante Brown na Argentina. Números incríveis, como 75 mil castrações em 5 anos (Argentina), custo de U$2,45 por castração de felinos e de U$ 5,27 a U$10,09 por castração de caninos (Argentina), unidades móveis em funcionamento em todas essas regiões, que permite atendimento facilitado nos bairros, aumento de cães e gatos domiciliados nos EUA após a política de controle populacional.
- reflexões sobre o comércio de animais, o que nos motiva manter essa prática, num mundo que está evoluindo tecnicamente e quais consequencias isso nos tras. Quantos animais de raça são abandonados, porque foram adquiridos por impulso. Medida de exterminio adotada durante anos para "corrigir" nossa irresponsabilidade. Como são "comercializados", os animais, seres que sentem como nós, são reduzidos à coisas e portanto, são substituíveis, não merecem respeito e cuidados. Quando serão respeitados como merecem?
Situações extremas exigem medidas extremas. Não há tempo para resumir todas as ações com o objetivo de controle populacional a apenas educação, pois os resultados são de longo prazo. Não dá para considerar, avaliar, a responsabilidade de cada um em relação ao seu pet. Precisamos estar no controle. Bagé, no RS, foi pioneiro, teve a coragem de se espelhar em outras localidades e partir para ação. Parabéns ao vereador Rubens Salazar, autor da Lei, ao prefeito Luís Eduardo Colombo (Dudu), à Cleonice Resende Núcleo Bageense de Proteção aos Animais São Francisco de Assis (NBPASFA) e todas as pessoas da comunidade que estão envolvidas.
Esterilizar só faz bem... queremos um pet como amigo ou para reprodução? Se for para amigo, a Lei não vai interferir, se for pra reprodução, tem passos a seguir, então é só se adequar...
Companheiras de viagem (Laurinha, Greici e Monica): sensacional, muito obrigada! E fiquei encantada com a família da Laurinha e da Monica, bageenses, exercendo sua cidadania!!!
Abs,

Milene Baldez - Orkut
Fone 99765949