quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Abandono | Adotar e Amar



BAH, HELENA MISSIUNAS, BEM QUE TU PODERIAS ESCREVER ESSE POST, NÉ, QUANTAS VEZES JÁ PASSASTES POR ESSAS. CRUELDADE. CRUELDADE DEMAIS.

São 10 horas da noite do dia 25 de outubro e era para termos entregue o texto da postagem para o Laurence ontem, mas além dos afazeres normais do nosso dia a dia, estamos atarefados tentando fazer com que seis cachorrinhos consigam sobreviver. Um deles está, neste momento, provavelmente morrendo no colo da Carol. Ok, sabemos que o espaço aqui é para falarmos sobre gatos, mas isso diz respeito à ambas as espécies. Os cachorrinhos foram abandonados dentro de uma caixinha, com uns três dias de vida. Ainda com os umbigos pendurados. Normalmente não resgatamos animais. Muita gente nos procura querendo que a gente recolha um cão ou um gato que está abandonado na sua rua ou em frente o portão da sua casa. Não podemos recolher. Não temos abrigo. Tentamos conseguir com que cada um faça um pouquinho da sua parte, damos o apoio que for necessário e ajudamos a encontrar um bom adotante para o bichinho. Mas em certas situações simplesmente não conseguimos ser racionais. Foi o caso desses cachorrinhos. Tentar fazer com que uma ninhada dessa idade sobreviva sem a mãe é muito, muito difícil. Por mais apoio de veterinários que tenhamos, eles são extremamente frágeis. Gatinhos então! Já aconteceu de perdermos quatro em uma ninhada de cinco bichanos. E ver um bichinho desses morrer na sua mão, tentando até o último minuto, não é uma experiência a ser desejada para ninguém. Mentira. As pessoas que têm a coragem de abandonar esses bichinhos para morrer aos poucos – sim, eles estão sendo abandonados para morrer aos poucos, pois a chance de alguém resgatar e cuidar deles é remota – deveriam passar por essa experiência. Deveriam ter que mudar sua rotina completamente para tentar alimentar um animalzinho – ou seis, às vezes sem sucesso, de três em três horas. Deveriam ter um cãozinho ou um gatinho de 10 ou 15 centímetros em suas mãos e vê-lo tentando, sem sucesso, conseguir mais um pouco de ar. Deveriam ver um bichinho com alguns dias de idade morrer. Deveriam conhecer as conseqüências do seu ato. Por que não deixar os filhotes com a mãe até que tenham idade para serem desmamados? A mãe vai fazer todo o trabalho. É fácil. Depois é só doá-los. Doá-los fortes e saudáveis.Abandonar um animal é um ato de covardia. Abandonar bichinhos dessa idade é inominável. Seria menos covarde sacrificá-los ao nascer. Mas o que os olhos não vêem o coração não sente, não é?

Um abraço.
Carol e Allan
http://miaaudote.blogspot.com/
twitter: @miaaudote
PS: Desculpem o desabafo e a falta de gatinhos na postagem.
Update: o cachorrinho morreu em agonia por volta da meia noite, antes de enviarmos este texto.

Extraído de: http://www.tudogato.com/2011/10/abandono-adotar-e-amar.html?utm_source=feedburner&utm_medium=email&utm_campaign=Feed%3A+tudogato+%28%3D+Tudo+Gato+%3D%29