segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Minizoo da Redenção pode ser fechado - POA

Bela notícia!
Nobre a tese da Médica Vet. Vanilda Pintos, que diz que se zoos fossem educativos para a criançada, animais domésticos, que convivem conosco e temos oportunidade de conhecê-los bem, não seriam vítimas de maus-tratos.

SEM ANIMAIS
Minizoo da Redenção pode ser fechado

À frente de iniciativa, primeira-dama da Capital se diz preocupada com precariedade do espaço
A situação precária do minizoo do Parque Farroupilha (Redenção), em Porto Alegre, motiva desde a metade do ano passado uma discussão sobre seu possível fechamento. Ontem, uma reunião de duas horas procurou suavizar oposições mais ferrenhas à mudança com o argumento de que "os animais do minizoo precisam de uma vida melhor".

A frase é da primeira-dama da Capital, Regina Becker. Ela compareceu ao encontro ontem, no Orquidário, do qual participaram usuários e integrantes da administração do Minizoo Palmira Gobbi. Não foi um debate conclusivo. Regina destacou que um avanço foi esclarecer o objetivo da prefeitura.

- Eu acho que consegui fazer com que algumas pessoas entendessem. Não é uma remoção sem motivos - define ela.

Entre os principais argumentos estão a poluição inalada pelos animais, o barulho presente quase 24 horas por dia e as más condições das jaulas. À noite, os bichos seriam vulneráveis a agressões e a terem arremessados em seus recintos objetos como cigarros e chicletes. Durante o dia, a vegetação impede a passagem de grande parte da luz solar, o que piora no inverno.

De acordo com a primeira-dama, representantes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) estiveram no local e o reprovaram. Um exemplo é o cativeiro das aves, que deveria ser circular e ter altura suficiente para voos. Já os símios apresentam apatia e irritabilidade, segundo Regina. Melhorias no ambiente custariam mais de R$ 1 milhão, apontou. Nem para servir de exemplo educacional a uma criança o minizoo serviria, afirma Regina:

- Não se pode dizer que uma criança aprende alguma coisa vendo um animal enjaulado. Um pai que usa da justificativa de que ele quer, por meio do minizoo, mostrar para o seu filho uma espécie, ele tem de pensar que mostrando um animal enjaulado ele tem de ser aceito em uma situação como aquela.


As espécies
- Aves como araras, papagaios, gaviões, urubus, pavão, faisão, saracura, mutum-cavalo, marrecas
- Mamíferos com ratões-do-banhado e micos-prego
- Répteis como jabutis


Fonte:Jornal Zero Hora