quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011

Extra-Extra-Extra - Show de Touradas é cancelado em Passo Fundo

após protestos, "Show de Tourada " é cancelado no Rodeio de Passo Fundo
Defensores dos animais se mobilizaram e enviaram diversos e-mails protestando contra a realização do show
Leandro Becker leandro.becker@zerohora.com.br

Depois de receber várias mensagens de protesto, a prefeitura, a Fundação Zoobotânica, Cultural e de Turismo da Roselândia (Funzoctur) e a organização do XV Rodeio Internacional de Passo Fundo decidiram cancelar o "Show de Tourada" previsto para hoje, amanhã e sábado na programação oficial do evento. O rodeio, que está sendo realizado no Parque de Rodeios da Roselândia, vai até o próximo domingo.

Durante o dia, os defensores dos animais se mobilizaram e enviaram diversos e-mails protestando contra a realização do show. Eles alegaram que os animais seriam vítimas de maus tratos e pediam o cancelamento do show. A polêmica foi debatida com o Ministério Público em audiência realizada durante a tarde.

O "Show de Tourada" já havia sido realizado em outras edições do rodeio e envolveria brincadeiras com o público e o gado. O show deveria durar 45 minutos e teria momentos como a Mesa da Amargura, onde quatro pessoas da plateia são convidadas a sentar no meio da arena, junto com um boi sem chifres, que corre solto pelo local.

A Associação Amigo Bicho foi uma das organizações envolvidas no protesto e emitiu uma nota de "repúdio e indignação, pois mais uma vez nosso município trata com descaso uma lei de proteção aos animais".

Um dos coordenadores da área campeira do rodeio, Joel França, disse que o show é uma prova de habiilidade campeira e que nunca houve maus tratos. O presidente da Funzoctur, Antônio Augusto Reveilleau, afirmou que a intenção era divertir e integrar o público participante da festa.

— Suspendemos a atividade para atender o pedido de quem foi contra, mas estamos conscientes que nenhum animal seria maltratado durante as apresentações — afirmou.