quinta-feira, 22 de abril de 2010

Fala Doutor! Toxoplasmose

Neste mês, a sessão "Fala Doutor!" apresenta o tema TOXOPLASMOSE que tem por objetivo desmistificar a culpa dos felinos como os transmissores mais famosos. Ele foi escrito em 2004, portanto há seis anos atrás, bem na época que a atriz Mirian Pires faleceu de linfoma e outras complicações, inclusive toxoplasmose e a mídia estava "fervendo". Reproduzo na íntegra a matéria escrita pela Dra. Vanilda, médica veterinária em Rio Grande há vinte oito anos, à Equipe da Gato Verde, vigilantes da vida, em São Paulo.

Obrigada à Dra Vanilda pela contribuição ao nosso blog, com a certeza que vamos esclarecer às pessoas a respeito do assunto, confiando que a informação é a melhor forma de nos proteger e aos peludos tbém!

Recebo várias dúvidas das pessoas, potenciais adotantes de felinos, a respeito desse assunto, então vamos nos informar!!!


Toxoplasmose

"Transmissão: A carne fresca e a linguiça de porco são a principal fonte de infecção por Toxoplasma gondii em várias partes do mundo."

Sou médica veterinária há 22 anos, apaixonada por gatos e defensora radical dos animais desde que me conheço por gente. Temos lutado arduamente em minha cidade para melhorar o nível de consciëncia das pessoas no que tange à maneira de tratar aos animais. Nossa mais recente luta vem sendo travada para fazer cessar a captura por parte do poder público e implantar na cidade a esterilização sistemática dos animais domésticos. Temos sofrido muito vendo os cães serem perseguidos como se fossem pragas urbanas. Agora, recentemente tive o desprazer de me deparar com esta matéria infeliz veiculada pela rede Globo dando este enfoque sensacionalista contra os gatos ao relatar a morte da atriz Mírian Pires. Como sempre criei gatos e trabalho com estes há mais de 20 anos gostaria de deixar minha modesta contribuição sobre alguns pontos que devem ser levantados pelos protetores quando o assunto for toxoplasmose. Sempre costumo dizer que os nossos apelos sentimentais em defesa dos animais não contam para estas pessoas insensíveis que não os apreciam, assim sendo , todo protetor deve estar esclarecido para poder argumentar com ciëncia quando estes doutores vierem com argumentos científicos condenando os gatos. É interessante saber que:

No artigo Toxoplasmose: Realidade e Preconceitos por Nara Amélia da Rosa Farias na Revista Acadëmica de Medicina Veterinária da Faculdade de Veterinária- UFPel- v.01,n.02 , 02/2002 temos..." No entanto, ainda existe uma grave falta de informação entre os profissionais da área da saúde e, consequentemente, do público, quanto aos riscos de infecção dos humanos a partir de seu gato de estimação. Por isso, ainda são frequentes recomendações preconceituosas e sem embasamento científico feitas por médicos e veterinários, quanto aos animais de estimação. O conhecimento de características biológicas e epidemiológicas do parasita esclarece os verdadeiros riscos de infecção para o homem e os animais, tornando possível a recomendação de medidas realmente efetivas para seu controle."

No capítulo Transmissão temos:- Por ingestão: A infecção por Toxoplasma gondii pode ocorrer através da ingestão de água ou alimentos contaminados com oocistos esporulados de fezes de gatos, e ingestão de carne crua ou mal cozida com cistos ou taquizoítos. Entre os alimentos de origem animal, a carne suína, crua ou mal cozida, representa maior risco de transmissão de toxoplasmose aos humanos, seguinda de produtos ovinos, caprinos e de coelhos. - Nesta altura, levanto a seguinte questão: porque tanta perseguição aos gatos e nenhuma tentativa de induzir as pessoas a deixarem de comer a carne destes animais citados acima? Por mais dramático e até irönico que seja, as pessoas os comem e se lambuzam e não estão nem um pouquinho preocupadas em se contaminar, agora, quando o assunto é gato, aí sim, vem uma preocupação paranóica, e querem sair abandonando ou matando os felinos. A questão é que passamos no primeiro caso por uma necessidade de mudança de hábitos e aí entra o prazer milenar e macabro das pessoas em comerem os indefesos animais. Já, perseguir gatos não precisa mudar em nada, é simplesmente sair falando... Mas voltando ao artigo...perdoem-me se me estendo mas estou tentando trazer subsídios para este debate. Ainda em " Transmissão: A carne fresca e a linguiça de porco são a principal fonte de infecção por Toxoplasma gondii em várias partes do mundo.No Brasil, isso é agravado pelo fato de que grande parte das linguiças consumidas são feitas artesanalmente. Vários estudos revelam maiores prevalências de infecção por Toxoplasma gondii em humanos, nas populações que tem com hábito a ingestão de carnes cruas ou mal passadas. Além disso, as prevalências de infectados aumentam com as faixas etárias, indicando ser essa uma das principais fontes de infecção para os humanos. Carnes embutidas, processadas inadequadamente (principalmente salsichas), podem representar importante fonte de infecção para humanos em várias regiões, inclusive no sul do Brasil. # A esta altura vocês todos que estão lendo estas informações devem estar se questionando porque as autoridades médicas não fazem alarde quanto a estes meios de transmissão! Será mal formação acadêmica, ou simplesmente omitem estas informações levianamente não se importando com o destino reservado aos felinos. Ainda em "Transmissão: Já foi relatada transmissão pelo leite de cabra in natura. Os oocistos infectantes podem também ser espalhados por hospedeiros de transporte, como minhocas, moscas e baratas. As baratas podem contaminar diretamente os alimentos, além de servirem de fonte de infecção mesmo para cães e gatos mantidos no interior de residências.

É importante salientar que o contato direto com o gato, o fato de acariciá-lo, não representam risco de infecção para o ser humano, por vários motivos:

1. o período de eliminação de oocistos é muito reduzido

2. os oocistos precisam de, no mínimo, um dia no ambiente para se tornarem infectantes e portanto, o contato com fezes frescas não representa risco

3. mesmo durante a eliminação de oocistos, os gatos geralmente não apresentam diarréia. Esse fato, somando aos hábitos de higiene do animal, fazem com que não permaneçam resíduos fecais na região peri-anal, nem em sua pelagem, eliminando o risco de infecção dos humanos que o acariciem

4. mordidas e arranhões de gato são improváveis formas de transmissão do protozoário, uma vez que, mesmo durante a fase aguada da doença, dificilmente existirão taquizoítos na cavidade oral do felino e nas unhas, essa possibilidade é nula.

Portanto, a contaminação humana com oocistos eliminados pelo gato, pode ocorrer através da ingestão de água ou alimentos contaminados, não havendo perigo adicional de transmissão a partir do contato direto com o animal de estimação


Controle: Para recomendar medidas de controle de uma enfermidade, é indispensável conhecer a biologia do agente etiológico, as formas de transmissão e as prováveis fontes de infecção. Infelizmente,alguns médicos e veterinários fazem recomendações que revelam seu desconhecimento sobre a parasitose e muitas vezes, o que é pior, um grande preconceito contra o gato com animal de estimação. São feitas recomendações exageradas, como a de se desfazer do animal, sem levar em conta o impacto emocional dessa medida para o dono. Os benefícios emocionais do convívio com um animal de estimação são indiscutíveis e, muitas vezes, desrespeitados por profissionais desinformados. Além disso, vários trabalhos demonstraram que o fato de alguém ter gatos com animais de companhia, e até mesmo de lidar com eles em hospitais veterinários, não aumenta sua probabilidade de se infectar por Toxoplasma gondii. Evitar o contato com gatos não significa evitar a exposição ao Toxoplasma gondii. É necessário levar em conta todas as outras possíveis fontes de infecção, para poder tomar medidas de controle racionais e efetivas, que, embora simples, em muitos casos são ignoradas pelos profissionais da saúde." Pessoal, perdoem-me novamente se fui muito extensa mas acho que este>> > texto pode ser de muito proveito para todos vocês que amam os animais>> > e querem neste momente ajudar nossos queridos companheiros, os gatos. E para finalizar, sempre digo, que se os animais fossem tão pestilentos assim, não haveria nenhum de nós, veterinários, vivo. Um grande abraço e que Deus os abençoe neste lindo trabalho. Estou a disposição de todos para o que precisarem


Vanilda Pintos
Médica Veterinária
Rio Grande-RS
Fone: 32311502