segunda-feira, 4 de junho de 2012

Homem que abandonou animal em Rio Grande, RS, tinha veículos ilegais.

NOTA 10:
À vizinhança que não foi omissa e fez a denúncia do abandono à PATRAM. Além de tentar ajudar o animal, a vítima, foi responsável por tirar de circulação um criminoso protegendo também aos humanos.
À PATRAM, seguindo com a investigação.
À RBS, prestando um serviço à comunidade, divulgando a notícia.
Aos envolvidos na causa animal que ficaram articulando o atendimento. 
Ao profissional de medicina veterinária que ao saber do pedido foi atender voluntariamente.
NOTA 0:
Ao GOVERNO MUNICIPAL. A municipalidade é o tutor legal dos animais, isso está na LEI. Mais uma vez, a omissão do poder público coloca em risco os seres vivos dessa cidade (todos, animais humanos e não humanos). O que se espera de uma administração que se omite diante de suas responsabilidades? Já temos a resposta, pois colhemos os frutos diariamente.

A PATRAM é um ente público. Nada mais justo que ela representar contra o Município no Ministério Público. E espera-se que FINALMENTE algo seja feito.

E a pergunta que não quer calar: como não há secretaria que atenda esse tipo de ocorrência??? Seguem algumas rápidas pesquisas no Jornal Local a respeito do assunto:

- Situação do cavalo abandonado na Profilurb, atendido pela Roberta Miranda, veterinária do município, recolhido ao camping municipal (local destinado pra isso).
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/print.php?id=14320

- Situação de um acidente com um cavalo. Atendimento feito pela Roberta Miranda, veterinária do município.
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/print.php?id=16454

-Ação no dia do Carroceiro promovida pela prefeitura municipal:
http://www.jornalagora.com.br/site/content/noticias/detalhe.php?e=3&n=14674


Polícia Ambiental suspeita que suspeito vendia animais para abatedouro.
Do G1 RS, com informações da RBS TV



Cavalou foi abandonado em um terreno em Rio Grande após sofrer maus tratos
(Foto: Reprodução/RBS TV)
A morte de um cavalo vítima de maus-tratos em Rio Grande, no sul do Rio Grande do Sul, resultou na prisão de um homem de 63 anos na tarde deste sábado (2). Ao investigar quem era o responsável pelo animal, a polícia chegou até a casa do suspeito de receptação de veículos e de vender animais para abatedouras clandestinos.
Segundo o comandante do Comando Ambiental da Brigada Militar, sargento José Carlos Dutra, o cavalo ficou abandonado em um terreno baldio na Rua 1º de Maio por três ou quatro dias antes de morrer. Testemunhas relatam ter visto um homem abandonar o animal ali.
Uma denúncia feita pela vizinhança levou a polícia até o local por volta das 8h deste sábado. Os policiais dizem que entraram em contato com diversas secretarias municipais e foram informados que o poder público afirmou que não estaria autorizado a atender esse tipo de ocorrência. “Não obtivemos resposta, então o cavalo continuou agonizando”, afirmou o sargento Dutra.
Lesões expostas e fraqueza indicavam agressões e falta de alimento e água. “Após o caso ser exibido no Jornal do Almoço de Rio Grande, um veterinário voluntário se prontificou a ajudar, porém já era tarde”, declarou o comandante, confirmando a morte do animal no início da tarde.
Moradores próximos indicaram que o proprietário do bicho seria um comerciante local. Ao chegar na casa do homem, a polícia encontrou duas motos em situação irregular, veículos adquiridos em leilão, dois cachorros expostos a fezes e sem alimento, além de 27 bicicletas.
Ao ser indagado pelas autoridades, o homem contou manter mais sete cavalos. “Acreditamos que ele venda para abatedouros de Pelotas”, suspeita Dutra. O homem, que já possuía ficha criminal, foi detido por receptação de veículos e levado à delegacia da cidade."