domingo, 4 de julho de 2010

Gatos? Claro... mas por que de raça?


Recebi esse artigo do pessoal do InfoSentiens!Achei bem legal e por isso estou compartilhando com vocês!São algumas curiosidades sobre os gatos de raça!Sabemos que muita gente nos procura para adotar um bichano, e muitos não querem um "vira-latas"!
Vale a pena ler o artigo!!!

"Trechos do artigo do biólogo Sérgio Greif

Existem mais de 150 doenças genéticas conhecidas nos gatos, todas elas associadas a genes recessivos que se manifestam com maior facilidade em animais com baixa variabilidade genética.

...

Gatos persas, também bastante populares, sofrem de uma variedade de problemas de saúde, muitos deles de origem genética tais como manosidose, seborréia, doença renal policística (PKD), síndrome de Chediak-Higashi, anquilobléfaro congênito, entrópio, epífora congênita, glaucoma primário, pseudocistos periféricos, luxação patelar, displasia na bacia, sequestro de córnea, atrofia retinal progressiva, distócia e gengivite hiperplásica juvenil, entre outras doenças.

...

A única explicação para que as pessoas tenham tal preocupação em preservar genes raros e muitas vezes deletérios em populações animais é que a preocupação nunca é de fato com o bem do animal."

LEIA O ARTIGO NA ÍNTEGRA EM http://migre.me/Ug1d