segunda-feira, 12 de julho de 2010

Animais domésticos, silvestres e exóticos: o desejo egoísta de ter um bichinho.


Greici, por ela mesma: Animais de estimação me
acompanham desde a infância e lembro de todos os que tive até hoje: Dog,
Rossie,Branco, Mica, Teddy, Fred, Digby, Baby, Max, Penélope, Rita, Nenê,
Norminhae Titi ! Cada um com sua personalidade única, no meu coração até
hoje!Muitos meus, alguns meus por um tempo e depois doados, outros
falecidos...mas no meu coração!



Mais uma convidada, especialista no assunto, da cidade vizinha de Pelotas, um dos "Corações" do Vira-latas, escreve para o blog, a pedidos. Achei sensacional seu artigo. Conheci a Greici por intermédio da Vet Alice. De lá pra cá, rendida aos encantos dos felinos, adotou a Titi e o Lolipop daqui de Rio Grande, ambos meus afilhadinhos. Cuida uma "barbaridade" da bicharada dela e dos abandonados lá de Pelotas, já encaminhou alguns outros afilhados daqui para seus amigos. É muito criativa e montou com a Vet Ana Paula a marca "Focinhos" (http://www.focinhospelotas.blogspot.com/), cuja renda é revertida em prol da bicharada. Trabalha com a "tchurma" silvestre, o que é pra lá de interessante, por si só. Já fizemos algumas coisas juntas, como palestra na faculdade e viagem para evento relacionado a bicharada. Ótima companhia, ótima cabeça, ótimo coração, que Deus te abençõe, ilumine o teu trabalho e a tua missão de vida. Conta comigo e com o pessoal do grupo sempre!!!!!!!

Sobre o artigo em si: nunca consegui entender o que motiva uma pessoa a trazer para junto de si, um animal que pouco interage (na minha concepção). Não gosto de pássaros nas gaiolas, peixes em aquários, tartarugas em viveiros. Prefiro cães e gatos, pelo simples fato da relação que eles criaram com a gente. É mais normal. Bicho silvestre é para estar no seu habitat.

Animais domésticos, silvestres e exóticos: o desejo egoísta de ter um bichinho.

(Por Greici Maia Behling, Bióloga do NURFS/CETAS-UFPEL, Mestre em Educação Ambiental)




Alguns acham legal. Outros acham bonito. Outros acham diferente. Outros gostam de ouvir o canto. Independentemente do que motiva cada ser humano a querer um animal de estimação, tal motivação é sempre egoísta. Egoísta porque o animal é para a nossa companhia, para nos dar prazer... No entanto, cabem aqui algumas explicações sobre o ato de criar um animal de estimação.
Cães e gatos, de uma maneira geral, em algum momento de sua jornada não eram de estimação. Os seres humanos, pelo processo de domesticação, criaram uma dependência desses animais com relação aos seus hábitos, especialmente no quesito alimentação. Motivos diversos, como descuido, ignorância ou vil crueldade, fizeram as pessoas abandonar animais causando um mega problema de superpopulação. Hoje, o que vemos nas ruas são milhões de animais vagando, carentes de alimento, cuidados e de afeto. Esses animais transmitem doenças, causam acidentes de trânsito, mordem pessoas, enfim, causam muitos problemas para os seres humanos (de um ponto de vista egoísta, é óbvio, que é o nosso ponto de vista...). E eles próprios? Sofrem frio, fome, medo, dor e sofrimento psicológico... O problema egoísta criado pelo ser humano tem raízes bem mais profundas, pois afeta em demasia a esses seres vivos, também nossos irmãos.
E sem aprofundar muito essa discussão, pois não é meu foco neste artigo, finalizo criticando alguns seres humanos que ainda compram animais, financiando ainda mais o mercado do abandono e da problemática egoísta. Sem falar que faltam políticas públicas de controle de natalidade, de adoção, etc.
Bom, mas o título do artigo refere-se também a outros animais: os silvestres e exóticos. Para esclarecer, animais silvestres são aqueles característicos biologicamente de uma determinada região e que deveriam estar livres, nos habitats, pois esta é a sua natureza. Os exóticos, por definição, são aqueles que não pertencem à fauna silvestre. Mas também recebem esta denominação animais diferentes, que comumente não são criados como animais de estimação, tais como répteis, anfíbios e artrópodes.
Quando uma pessoa cria um animal “diferente”, novamente está demonstrando seu egoísmo, ou simplesmente sua necessidade de auto-afirmação, utilizando para isso ferrets, lagartos, iguanas, aves de rapina... animais que não precisariam ser reproduzidos para ser de estimação, mas o são porque existe mercado consumidor. Deveriam os indivíduos que cogitam comprar um animal assim pensar como esses animais são criados, ou como foram capturados, ou o quanto sofreram apenas para sanar uma necessidade humana de prazer... mórbido prazer!
É crime ambiental capturar animais da fauna silvestre brasileira. No entanto, quem já não viu caturritas sendo vendidas por garotos em qualquer esquina? E o costume de capturar pássaros como o cardeal em alçapão? Isso falando em pequena escala, mas existe uma imensa quadrilha organizada que lucra (e muito) com os crimes contra a fauna, que com o tráfico de animais silvestres engorda a lista de atividades ilícitas no mundo, pois ele é a terceira maior atividade ilegal, perdendo apenas para o comércio ilícito de armas e drogas.
No Brasil são inúmeros macacos, araras, papagaios, sagüis, pássaros, serpentes, etc., sendo retirados da natureza e ilegalmente vendidos a baixos preços, revendidos a altos preços e causando a morte de 9 em cada 10 animais que participam inocentemente desse mercado cruel. Embora seja possível a compra de animais legalizados, é bastante difícil a certeza de que este animal, em algum momento, não participou da cadeia do tráfico de animais silvestres.
É um ato de violência confinar um animal que conhece a liberdade a uma jaula minúscula. E mais violento ainda é saber que o motivo é egoísta e antropocêntrico. É mais violência ainda participar de qualquer forma desse mercado insensato, seja comprando um animal, seja comprando um brinco de penas, um colar de dentes...
Neste sentido sou radicalmente contra qualquer tipo de criação de animais silvestres ou exóticos, contra a comercialização, contra tudo! Animais não são bibelôs, tem sua liberdade, sua função ecológica! Não nasceram para ser confinados em gaiolas sem ter cometido crime algum. Não nasceram para sanar frustrações dos seres humanos. Já existem muitos animais domésticos abandonados e maltratados que precisam de seres humanos. Animais silvestres não dependem de nós, não precisam de nós para sobreviver. A única ajuda que podemos dar a eles é não comprar animais silvestres nem seus subprodutos, denunciar traficantes e espalhar essa idéia.
Apenas ao superar a ignorância conseguiremos resolver nossos problemas, mudar nossas atitudes, deixar de ser alienados do que acontece realmente no mundo e cessar com o sofrimento das outras espécies animais.

Quem quiser saber mais:
http://www.renctas.org.br/pt/home/
http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre/
http://www.ibama.gov.br/fauna-silvestre/wp-content/files/gibi_fauna.pdf