segunda-feira, 30 de abril de 2012

Adeus à Dercy

No último domingo, dia 28/04, de manhã, desperto com duas mensagens emocionadas no meu celular me comunicando a despedida da Dercy de nosso mundo. A Roberta e a Dry, essas duas pessoas na foto atenderam meu apelo, quando há dois anos atrás, a Dercy foi encontrada, ao relento, num banhado, na beira da lagoa da Henrique Pancada. Sem os movimentos das patinhas traseiras, com um aspecto de uma senhora já com idade avançada, feridas profundas de tanto se arrastar, mal dava para imaginar que ela sobreviveria uma semana, de tão horrível que era a situação. No dia que chegamos com ela na casa da Beta e da Dri, ela "correu" se arrastando rapidamente para dentro da primeira casinha que ela achou, mostrando que ela só queria um cantinho para se aliviar do abandono, do descaso dos humanos, do sofrimento que estava até aquele momento. Ser cão é tão simples e nós não conseguimos nem isso.
Dessa data até ontem, passaram-se quase dois anos e tamanha dedicação das duas manteve a Dercy entre nós. Uma cadelinha especial não só pelos enormes (e cansativos) cuidados que demandavam das duas, mas também por ter uma personalidade tão própria. Ela não economizava expressões tanto para amar alguém quando latia cansavelmente até que acarinhássemos sua cabeça, quanto para espantar quem ela não simpativa quando ela saia para o meio da rua ameaçando morder com aquela boca cheia de gengivas (já que os dentes se perderam pelos caminhos da vida). No primeiro ano de abrigo, ela entrou no cio, uma coisa que não nos preocupava até então, já que ela estava bem velhinha (ledo engano, não existe isso no mundo canino!). Decidimos por submetê-la a castração para evitar maiores complicações. E lá estava a Dona Dercy bem feliz!
Nos últimos tempos, ela vinha com tratamento permanente para problema no trato urinário, mas nada que abalasse seu jeito Dercy de ser.
Roberta e Dry, vocês duas tem um coração enorme. Não foi a primeira que vocês ajudaram a curar o corpo e a alma. E sem medir esforços. Quem Deus abençõe vocês sempre! Obrigada por tudo! (Milene Baldez)