quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Ver teu sorriso... por Emmanuele Lima

 
 "Ver teu sorriso também me faz sorrir..."
Essa linda cadelinha, a qual não conheço seu passado mas posso
imaginar: um mentor mal instruído, um cio, cinco filhotes e um
destino, a sarjeta...No entanto, São Francisco colocou em seu caminho
pessoas que fizeram esse destino trivial ser alterado. No meio da
semana passada uma amiga me mandou um sms com a seguinte descrição:
"manu, largaram aqui em frente de casa uma cadela com cinco
filhotinhos, um mais lindo que o outro." Pois bem, fui lá ver qual era
a situação e me surpreendi, pois chegando lá, vi que eu um vizinho
construiu um abrigo onde tinham cobertores e comida a vontade. Bom, um
pouco do susto passou já que estava fazendo apenas uma duas semanas
que eu estava cuidando de outra cadela com 7 filhotinhos. Então a
partir desse dia eu fui observando, levando ração e vermífugo quando
percebi que um dos nenês havia desaparecido, logo eu fotografei e os
divulgamos para adoção, rsultado: sucesso total. Em algumas horas
havia adotante para quase todos então a Patrícia, minha taxi dog, e eu
fomos recolhe-los e chegando lá mais uma surpresa: a cadela não estava
e no abrigo havia somente um filhote. Imaginamos o melhor, que as
pessoas que os levaram vão cuidar muito bem. Levamos a cadelinha e o
Zézim para a minha casa como forma de evitar que ele também fosse
levado antes do tempo, dado que eles ainda estavam mamando. Os dias
nessa semana foram se passando, eu ligando e entristecendo os futuros
adotantes com a notícia enquanto isso, a Sorriso, se mostrava muito
especial: cuidadosa, zelava pelo pátio da minha residência, sempre
carinhosa, carente e sempre sorrindo... isso mesmo, ela estava sempre
sorrindo, desde quando eu sorria tembém e perguntava: "dedê sorriso?"
até mesmo para pedir alguma coisa ou ouvir um xixi por que ela já não
mais queria alimentar o seu filhote, o Zezim e as vezes o machucava.
Me apertava o coração só de pensar que em breve ela seria castrada e
se não encontrasse um dono de verdade seria largada mais uma vez na
rua. E eu questionava, como soltar uma cadela assim na rua, que nunca
veio na minha casa e quando chegou queria deitar no sofá? Ela não
tinha um lugar onde se abrigava, vizinhos que a alimentassem, eu não
consigo acreditar que ela fosse comunitária. Foi quando o melhor
aconteceu, quando a história se encaminhou a um provável final feliz:
eu fui fazer a ligação contando o ocorrido para a pessoa interessada
em adotar uma filhotinha dela, mas como ela havia sido levada antes de
eu chegar eu ofereci o Zezim e a adotante me disse que não queria
macho, queria uma fêmea para fazer companhia para a sua mãe e eu meio
desiludida ofereci a sorriso pois ela é de porte médio, não é que deu
certo, uma adoção sem preconceito bateu pela primeira vez na minha
porta!!!
Como argumento para dar seguimento a adoção expliquei fatores que
consideramos relevantes ao adotar um cão adulto, tais como: nada de
choro no meio da noite, nada de calçados e móveis destruídos, um
cachorro adulto que sofreu na rua é infinatamente agradecido, sabe
reconhecer o apreço de um lar como poucos ou talvez nenhum filhote o
faria, entre outras tantas vantagens. Bem ontem a sorriso foi
entregue, vamos torcer para que dê certo com as outras residentes e
que venha a ter uma vida muito alegre, com muitos sorrisos daqui para
frente com um dono merecedor de tamanho carinho, pois da forma como
ela vê a vida é uma dádiva a ter por perto.