Clique na matéria para ampliar.
Reivindicações de ONG's?
Não tenho conhecimento quem em sã consciência, que proteja aos animais, reivindique uma coisa dessas.
As instalações ficaram pequenas para a demanda?
A demanda é relacionada aos seres vivos, os animais? E a Lei 13.193/2009 que fala a respeito do Cão Comunitário que o Município insiste em negar? Nega na castração, nega na educação, nega na garantia a liberdade. Mais uma comprovação de que Lei não existe pra nada. Por isso há negligência no executivo, legislativo e judiciário.
Mais salas para atendimento veterinário?
Hoje os animais poderiam ser tratados nas instalações que existem, se essa fosse a intenção da administração do canil municipal. Aliás, se não houvessem capturas, se houvesse controle populacional efetivo e ético, a população de cães e gatos estaria controlada, as instalações seriam suficientes. Se o TAC - Termo de Ajustamento de Conduta estisse em pleno funcionamento, muitas coisas teriam evoluído. Pelo contrário, estão todos "parados" esperando a bênção do Conselho Regional de Medicina Veterinária - CRMV. Onde que um Conselho, por favor, impede políticas públicas? No RS isso é verdadeiro. Em outros Estados, a situação é diferente. Problema do Conselho? Problema do Governo Municipal? A única certeza que tenho está relacionada às vítimas que são os cães e gatos.
Abriga 60 animais? Quantidade insuficiente em relação ao número de atendimentos?
Não acredito que sejam só 60 animais, existem mais que se amontoam nas celas. Atendimentos? Isso ratifica a posição do Município em contrariar a Lei 13.193/2009, pois quer continuar capturando e prendendo cães no canil. A Lei 13.193/2009, aquela mesma citada parágrafos acima, aquela, lembra, do cão comunitário. Eu tenho exemplos de animais que viviam bem nas ruas da cidade e que se terminaram lá no canil. Que atendimentos proporcionados a eles contribuiram pra isso? A rua, pelo visto, trata melhor.