Ao ler o Espaço do Leitor da edição do dia 28/01/2011, fiquei bastante motivada a conhecer o autor. Segundo o veranista da nossa cidade vizinha, Pelotas, Sr. Rogério T. Brodbeck, ele ficou muito espantado com os cães no balneário e também com as casinhas para cães em frente às casas, bem como o belo e necessário ato de alimentá-los.
Num primeiro momento, a motivação foi porque se ele está impressionado com a situação do Cassino, logo de início, imaginei que em Pelotas seja muito diferente. Lá as pessoas são mais conscientes de sua responsabilidade para com os animais, não os abandonam, não deixam procriar indiscriminadamente, cuidam de sua saúde e alimentação e todos, todos vivem protegidos pelos seus guardiões, no limite dos seus muros.
Acordei imediatamente desse sonho. Acompanho o trabalho dos voluntários da proteção animal em Pelotas e sei que a situação não é diferente daqui de Rio Grande. Trabalho de grupos e pessoas sérias que buscam alcançar as melhores práticas adotadas mundialmente no respeito aos animais, mas enfrentam as mesmas barreiras que enfrentamos aqui na cidade: uma administração municipal que não ataca de frente o problema, com políticas efetivas de controle populacional de cães e gatos, através da esterilização em massa, ações educativas para a população voltadas ao tema, cumprimento das Leis Federal e Estadual na íntegra, considerando as penalidades para os maus tratos, abandono, etc.
Sr. Rogério, NÃO vamos permitir que os animais sejam penalizados pela nossa incompetência em tratá-los bem, dignamente, da forma como merecem. NÃO vamos permitir que eles sejam escondidos dos veranistas sendo cruéis com eles. NÃO vamos permitir, que pessoas que tem consciência e ajudam a bicharada, abrigando na frente de suas casas, sejam criticadas sem motivo.
Eles estão aqui, na situação que estão, consequência de nossa irresponsabilidade. Sem falar que eles tem o mesmo direito que o Senhor, garantido pela Constituição, de estarem onde estão.
Junte-se a nós para exigir melhores condições para os animais.
Não é simpático à causa?
Então seja simpático às consequencias positivas que afetarão toda a população quando a realidade dos animais mudar!
(Milene Baldez)