sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

A lenda dos gatos pretos


Todos sabem que os gatos pretos ainda são muito discriminados pela sua pelagem!Mas será que sabemos o motivo da discriminação?
Navegando pela net, encontrei este texto que conta um pouco desta historia e por que os gatos pretos começaram a ser discriminados!Boa leitura a todos!!!

"Todos os gatos, incluindo os pretos, eram tidos em grande estima pelos antigos egípcios. Eles eram protegidos por lei contra ferimentos ou morte. A idolatria ao gato era tão forte, que a morte de um gato significava luto para toda a família e tanto os ricos quanto os pobres embalsamavam seus gatos de forma elegante, enrolando-os em linho fino e colocando-os em sarcófagos feitos de materiais preciosos como bronze e mesmo a madeira,que era escassa no Egito. Cemitérios inteiros de gatos, onde gatos pretos eram muito comuns, foram desenterrados por arqueólogos. O pavor de gatos, principalmente os pretos, surgiu na Europa na Idade Média, especialmente na Inglaterra. A independência característica dos gatos, além de sua obstinação e seu ar misterioso, juntamente com a repentina super população felina em cidades maiores, contribuíram para que os gatos caíssem em desgraça.Gatos sem donos eram alimentados por mulheres pobres e solitárias, que viviam nas ruas e quando a histeria em relação a bruxas atingiu a Europa, muitas dessas mulheres foram acusadas de praticar magia negra e seus companheiros felinos, especialmente os pretos foram declarados culpados de bruxaria por associação. Um conto popular do folclore britânico ilustra bem o pensamento acerca dos gatos pretos naquela época. Em Linconlnshire, por volta do ano 1560, numa noite sem luar, um pai e seu filho se assustaram quando uma pequena criatura cruzou rapidamente seu caminho e entrou numa gruta. Tirando as pedras da entrada da gruta, eles viram um gato preto ferido sair rapidamente do lugar e dirigir-se mancando à casa de uma mulher, que na cidade era suspeita de ser uma bruxa. No dia seguinte, eles encontraram uma mulher na estrada. Seu rosto tinha hematomas, seu braço estava enfaixado e ela mancava. Daquele dia em diante, em Lincolnshire, todos os gatos pretos eram suspeitos de serem bruxas em seus disfarces noturnos. A lenda persistiu. A idéia de bruxas se transformando em gatos pretos a fim de espreitarem as estradas sem serem vistas, se tornou a crença central na América, durante as caçadas às feiticeiras de Salem. Dessa forma, um animal que antes tinha o respeito das pessoas passou a ser temido e desprezado.

Se você vive no Reino Unido ou no Japão, um gato preto cruzando seu caminho certamente o fará sorrir, pois nesses lugares isso significa que a boa sorte está vindo ao seu encontro!
"

(Texto retirado do blog Tudo Gato)